MINISTÉRIO DA SAÚDE
INTRODUÇÃO
A FUNASA é uma das principais pastas do Ministério da Saúde. É ela a responsável pela estratégia de saneamento e saúde ambiental do Sistema Único de Saúde. Originada da união de diversas pastas diferentes, a FUNASA nunca conseguiu ganhar uma cara própria, bem como se livrar de um passado operacional e atuar estritamente com um portfólio estratégico junto às prefeituras.
Repensar o modelo de serviço, o portfólio e os fluxos informacionais da pasta era fundamental para esta virada.
DESAFIO
O grande desafio da FUNASA estava dentro de casa. A alta gestão da FUNASA não entendia os servidores que, em contrapartida, não conseguiam abraçar as novas funções da pasta. Com um portfólio confuso, fluxos de comunicação falhos e a inexistência do desenho de um processo de serviços, a FUNASA se virava para atender aos municípios como podia.
Com esta confusão interna, o principal cliente da FUNASA, as prefeituras espalhadas pelo Brasil, tinha dificuldade em contar com a principal expertise da pasta: a estratégica. Além disso, servidores com muito tempo em outras pastas optavam, por conta própria, atuar de forma operacional junto às prefeituras. Erro atrás de erro.
SOLUÇÃO
A solução para a FUNASA foi desenhada para ser implementada ao longo de um ano, passando pelo profundo entendimento de como as prefeituras e comunidades locais entendiam a FUNASA e quais eram suas reais dores, até olhar para os colaboradores e criar um efeito cascata de conhecimento na empresa.
Após trazer as dores vindas dos quatro cantos do Brasil, redesenhamos um fluxo de informação para que houvesse uma cultura de compartilhamento na empresa, de forma que todos pudessem ter acesso ao conhecimento adquirido por cada sede, em cada Estado brasileiro.
Com este fluxo, a Cultura Organizacional se daria em torno do compartilhamento de conhecimento, da presidência, em Brasília, para os escritórios estaduais. Também desenvolvemos um calendário de atividades internas para sustentar e fortalecer esta cultura.
O portfólio foi redesenhado, eliminando serviços que envolvessem a operacionalização. Com isso, a oferta se tornou apenas de projetos estratégicos, que capacitam as prefeituras e prestam consultoria para que elas administrem seus recursos.
RESULTADO
Como resultado, gradualmente os custos com operacionalização e deslocamento de servidores foi reduzindo. Além disso, a FUNASA se tornou mais importante como hub de conhecimento para cantos do Brasil em que há falta de instrução.
Dentro disso, o projeto da Salta-Z, uma unidade de tratamento de água para pequenas comunidades ribeirinhas, em que elas mesmas fazem a manutenção e uso do equipamento, se popularizou muito, recebendo destaque internacional.
- CAPACIDADES ENVOLVIDAS• Service Design
• Mapeamento da Jornada do Consumidor
• Service Blueprint
• Gestão de Portfólio
• Desenvolvimento de Novos Produtos - CategoriesService Design
- Compartilhar